Acessibilidade / Reportar erro

Atenção odontológica durante a gestação e a saúde do recém-nascido: um estudo transversal

Dental care during pregnancy and health of newborn: a cross-sectional study

Resumo

Objetivo

Verificar a existência de relação entre a atenção odontológica à gestante e as condições bucais maternas e de saúde do recém-nascido.

Material e método

Realizou-se um estudo transversal com puérperas identificadas em uma maternidade no estado de Minas Gerais, em que foram coletados dados de atenção odontológica durante a gestação, condições de saúde bucal materna, Índice de Apgar do recém-nascido e variáveis de confundimento. Os dados foram analisados inicialmente de forma descritiva e a correlação entre a atenção odontológica e o Índice de Apgar foi testada por meio do teste de Pearson.

Resultado

Foram analisados os dados coletados das 144 puérperas e seus bebês, mas não foram encontradas correlações entre o Índice de Apgar e nenhuma das variáveis de cuidado odontológico, variáveis maternas e do recém-nascido coletadas no estudo.

Conclusão

Não foram observadas correlações do Índice de Apgar com nenhuma variável de cuidado odontológico, variáveis maternas e do recém-nascido.

Descritores:
Acesso à atenção primária; índice de apgar; saúde materna; serviços de saúde bucal

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br