Acessibilidade / Reportar erro

Efeito biomecânico de implantes inclinados em prótese fixa: analise das tensões e deformações

Resumo

Introdução

A inclinação dos implantes pode ser corrigida através de mini-pilares de diferentes angulações.

Objetivo

Analisar a influência de implantes com hexágono externo em diferentes inclinações (3 níveis) na distribuição de microdeformações geradas em torno de três implantes.

Método

Um modelo geométrico de osso foi criado através do software CAD Rhinoceros (versão 5.0 SR8, Mcneel North America, Seattle, WA, EUA). Três implantes (4,1 × 13 mm) foram modelados e inseridos no interior do substrato em três diferentes inclinações: 0º, 17º e 30º. Em seguida, todos os grupos receberam mini-pilares cônicos, parafusos de fixação e prótese simplificada. A geometria final foi exportada em formato STEP para software de análise e todos os materiais foram considerados homogêneos, isotrópicos e linearmente elásticos. Uma carga axial (300N) foi aplicada no centro da prótese. Um estudo in vitro foi conduzido com as mesmas condições e grupos para validar o modelo tridimensional.

Resultado

A concentração de tensão ocorreu na área externa dos implantes, em contato com o osso cortical e o hexágono externo. Para o simulador ósseo, a deformação aumentou na região peri-implantar de acordo com o aumento da inclinação do implante. A diferença entre os grupos foi significativa (p = 0.000). O grupo de 30º apresentou maior concentração de tensão e deformação.

Conclusão

O aumento da microdeformação e das tensões ao redor dos implantes aumenta diretamente proporcional ao aumento do ângulo de instalação.

Descritores:
Análises de elementos finitos; implante dentário; prótese fixa

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br