Resumo
Introdução
No que diz respeito aos Serviços de Saúde Bucal, poucos estudos têm sido desenvolvidos na ambição de conhecer a satisfação deste grupo etário com tais serviços.
Objetivo
Investigar a associação entre a resiliência e satisfação com serviços odontológicos entre os idosos, por meio de um modelo ajustado para fatores de confusão.
Material e método
O lócus da pesquisa foi Lomba-Partenon, em Porto Alegre – RS, onde 771 idosos foram identificados em seus domicílios por meio de amostragem por conglomerado. Os indivíduos responderam a um questionário sócio-demográfico e de comportamentos em saúde, à Escala de Resiliência e a questões relativas ao Serviço Odontológico acessado e à satisfação com o mesmo; além disso, foi realizado um breve exame bucal para contagem do número de dentes e identificação do uso de prótese dentária.
Resultado
Baseado em uma abordagem hierárquica realizada através de Regressão Logística Multivariada, as odds ratios estimadas das variáveis que ficaram significativamente associadas com o desfecho em estudo, satisfação com o Serviço Odontológico, após a análise totalmente ajustada, foram: 1) obtenção de consulta odontológica classificada como regular: OR= 1,85, 95% IC (1,10 a 3,12); 2) obtenção de consulta odontológica classificada como ruim: OR= 2,17, 95% IC (1,05 a 4,50) e 3) alto potencial de resiliência: OR= 0,60, 95% IC (0,37 a 0,97).
Conclusão
Os resultados confirmam a hipótese de associação entre elevado potencial de resiliência e satisfação com os Serviços Odontológicos acessados por idosos.
Descritores:
Avaliação de serviços de saúde; resiliência psicológica; assistência odontológica para idosos; saúde do idoso; satisfação do paciente