Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre agenesia e a morfologia radicular de dentes anteriores

Resumo

Introdução

A agenesia dentária pode afetar a raiz radicular e deve ser considerada no tratamento ortodôntico. Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre agenesia dentária e a morfologia radicular dos dentes anteriores.

Material e método

Foram avaliadas em 102 radiografias periapicais dos dentes anteriores de 51 indivíduos divididos em 3 grupos: Grupo 1 (n=16) sem agenesia dentária; Grupo 2 (n=17) com agenesia dentária de terceiros molares; Grupo 3 (n=18) com agenesia dentária apenas de prés-molares ou incisivos laterais. A morfologia radicular dos dentes anteriores foi avaliada sendo classificada como raiz curta, abaulada, tortuosa e pipeta. Para a comparação do formato radicular foi utilizado o teste Exato de Fisher, para a distribuição dos sexos entre os grupos foi realizado o teste qui-quadrado e para comparar as idades entre os grupos foi realizada o teste ANOVA, todas as análises com nível de significância de 5%.

Resultado

Os resultados evidenciaram diferença significante nos formatos das raízes (P<0,05) entre os grupos com e sem agenesia. O formato radicular abaulado foi o mais prevalente em todos os grupos, aparecendo em maior número no grupo 3 (84,3%).

Conclusão

Conclui-se que houve associação entre agenesia dentária e a morfologia radicular dos dentes anteriores.

Descritores:
Ortodontia; agenesia dentária; ápice dentário; raiz dentária

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br