Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da acurácia de imagens tridimensionais realizadas em sistema de estereofotogrametria portátil

Resumo

Introdução

A configuração e o formato das estruturas craniofaciais, a oclusão dentária, a musculatura orofacial bem como a harmonia facial são determinantes para as características próprias da face humana. Instrumentos manuais como paquímetro e fitas métricas têm sido tradicionalmente utilizados para realizar as medidas antropométricas, diretamente de um sujeito em ambiente clínico. O avanço tecnológico possibilitou transformar a aquisição destas medidas analógicas em medições digitais, tornando possível aquisições rápidas, precisas e sem radiação. Tais informações podem, ainda, ser arquivadas para futuras análises e compartilhamento de informações com colegas e pacientes. A estereofotogrametria tem se destacado dentre as novas técnicas de captação de imagens tridimensionais, onde um grupo de câmeras de rápida captura fotografam a imagem do indivíduo a partir de variadas angulações. Atualmente, sistemas portáteis de estereofotogrametria vêm sendo propostos no mercado por apresentarem maior praticidade e simplicidade no manuseio.

Objetivo

A proposta do presente estudo foi avaliar a precisão e a reprodutibilidade de um sistema de estereofotogrametria 3D portátil (Vectra H1, Canfield Scientific, Fairfield, NJ, EUA) em medições dos tecidos moles faciais de 30 participantes e de um cubo de medidas definidas, comparando tais medidas com as obtidas por um sistema de estereofotogrametria 3D fixo (Vectra M3, Canfield Scientific, Fairfield, NJ, EUA), de precisão e reprodutibilidade estabelecidas e validadas, através de análise quantitativa dos possíveis erros.

Material e método

Foram realizadas marcações craniométricas transitórias em tecido mole da face nos 30 participantes do estudo (n=30), sendo estes submetidos à aquisição de imagens pela técnica da estereofotogrametria, tanto pelo sistema fixo Vectra M3, quanto pelo sistema portátil Vectra H1. Trinta pontos de referência (landmarks) foram utilizados para realizar as medidas (em mm) de 34 distâncias. Quanto ao cubo, foram avaliados, no total, 20 ângulos, 20 áreas e 9 distâncias lineares.

Resultado

Os resultados obtidos pela metodologia estabelecida mostraram que o sistema portátil Vectra H1 apresentou precisão e repetibilidade comparáveis com o sistema fixo Vectra M3.

Conclusão

A análise dos dados, juntamente com a correlação aos achados da literatura, evidenciam a capacidade do Vectra H1 de capturar imagens tridimensionais de modo eficaz, o que torna viável seu uso nas mais diversas aplicações clínicas.

Descritores:
Estereofotogrametria; antropometria; face

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br