Resumo
Introdução
O medo de sentir dor é um dos principais motivos pelos quais muitos pacientes evitam submeter-se a tratamento dentário. Em vários procedimentos odontológicos, o uso de anestésicos locais se faz necessário. O aparelho Morpheus® propõe a introdução da agulha sem dor e anestesia satisfatória, com uso de menor volume de anestésico local. Quando há necessidade de intervenção em molares e pré-molares inferiores, é preconizado o uso deste aparelho para técnica intrasseptal CaZOE, substituindo o bloqueio do nervo alveolar inferior tradicional (BNAI).
Objetivo
O presente trabalho de pesquisa configurou-se como um estudo randomizado, duplo cego e cruzado, cujo objetivo foi avaliar as propriedades anestésicas através da técnica intrasseptal CaZOE e da técnica convencional do bloqueio do nervo alveolar inferior (BNAI).
Material e método
Os procedimentos anestésicos foram realizados em duas sessões, por um único operador previamente treinado. Assim, foram avaliados parâmetros físicos, saturação periférica de O2, ansiedade, sensibilidade dolorosa, eficácia, tempo de latência e duração da anestesia em cada uma das técnicas, sendo então os respectivos dados comparados.
Resultado
Não houve diferenças significativas quanto aos parâmetros físicos e à saturação periférica de O2. A técnica intrasseptal CaZOE apresentou maior taxa de sucesso anestésico, menor tempo de latência, menor tempo de duração e menor desconforto na execução, quando comparada ao BNAI.
Conclusão
Inserir a injeção eletrônica na rotina da clínica odontológica pode proporcionar maior conforto aos pacientes submetidos à anestesia local e diminuir o abandono dos tratamentos odontológicos por medo e ansiedade associados à anestesia local.
Descritores:
Anestesia local; ansiedade; polpa dentária