Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de sensibilidade objetiva versus sensibilidade subjetiva após fraturas de zigoma

Sensitivity assessment objective versus objective after fracture of zygoma

Resumo

Introdução

Cirurgiões bucomaxilofaciais frequentemente tratam fraturas do complexo zigomaticofacial e, com isso, os sinais e sintomas auxiliam o profissional a estabelecer o diagnóstico e a conduta frente a cada caso. A presença de alteração de sensibilidade é um sintoma frequente neste tipo de trauma.

Objetivo

Avaliar comparativamente a presença e as alterações de sensibilidade subjetiva e sensibilidade objetiva após fraturas de zigoma.

Metodologia

Foram selecionados 14 pacientes com fraturas unilaterais de zigoma. A sensibilidade subjetiva foi avaliada por meio de um questionário e a sensibilidade objetiva, mensurada por meio do monofilamento de Semmes-Weinstein.

Resultado

Os resultados mostraram alteração de sensibilidade em 13 pacientes (92,84%); destes, oito pacientes (57,13%) apresentaram alterações de ordem subjetiva e dez (71,42%), de ordem objetiva. Alterações concomitantes de sensibilidade subjetiva e sensibilidade objetiva foram encontradas em cinco pacientes (35,71%). Afetados exclusivamente por um tipo de alteração de sensibilidade somaram oito pacientes (57,13%); destes, cinco pacientes (35,71%) apresentaram somente alterações objetivas e três pacientes (21,42%), apenas alterações subjetivas. A única queixa de sensibilidade subjetiva encontrada foi a hipoestesia, com sete casos (50%).

Conclusão

As alterações de sensibilidade são frequentemente encontradas após fraturas de zigoma, existindo uma forte correlação entre a perda da percepção subjetiva e a perda da sensibilidade objetiva; porém, ocorre predominância de alterações de ordem objetiva.

Descritores:
Nervo maxilar; traumatismos faciais; parestesia

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br