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Conhecimento de gestantes sobre o teste da linguinha em neonatos

Knowledge of pregnant women about the neonatal tongue screening test

Resumo

Introdução

O diagnóstico e o tratamento precoce de anquiloglossia em bebês favorece o desenvolvimento adequado das funções orofaciais. O conhecimento popular sobre o teste da linguinha (TL) pode disseminar sua realização.

Objetivo

Verificar o conhecimento sobre o TL e sua relação com o perfil sociodemográfico de gestantes.

Material e método

Foram investigadas 427 gestantes que realizaram o pré-natal em um hospital escola do sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2017. As informações foram obtidas por meio de questionário individual contendo perguntas sobre as características sociais, demográficas e gestacionais da gestante, e o conhecimento sobre o teste da linguinha. Os dados foram analisados por estatística descritiva e as associações realizadas com o teste qui-quadrado.

Resultado

Os resultados demonstraram que 33 (7,7%) gestantes conhecem e 45 (10,5%) possuem informações equivocadas sobre o TL. Gestantes com grau de escolaridade (p=0,028) e renda familiar (p=0,002) maiores são mais propensas a conhecer o teste. Profissionais da enfermagem são os principais provedores da informação (64,1%).

Conclusão

O conhecimento de gestantes sobre o TL é superficial, especialmente entre as de menor escolaridade e renda, o que acentua a necessidade de estratégias públicas com foco em melhorar a qualidade da assistência oferecida ao binômio mãe-filho.

Descritores:
Gestantes; educação em saúde; freio lingual; odontologia preventiva

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