Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da degradação de força de correntes elastoméricas estéticas

Resumo

Introdução

Os elastômeros são considerados aliados importantes do tratamento ortodôntico e, devido à demanda estética, os elastômeros estéticos são cada vez mais utilizados em pacientes adultos.

Objetivo

O objetivo desse estudo experimental in vitro foi avaliar a degradação de forças geradas pelas cadeias elastoméricas estéticas, em três diferentes tamanhos curto, médio e longo.

Material e método

Para a avaliação da degradação da força foram utilizados 90 segmentos de cadeias elastoméricas, divididos em 9 grupos (n=10), sendo: elastômero Morelli curto, Morelli médio, Morelli longo, Orthometric curto, Orthometric médio, Orthometric longo, American Orthodontic curto, American Orthodontic médio e American Orthodontic longo. Foram utilizadas placas de acrílico com pinos que proporcionaram o estiramento das cadeias elastoméricas. A força inicial de estiramento da cadeia elastomérica foi de 150 gramas, medidas por um tensiômetro. Em seguida foram pré-estiradas em 50% do seu comprimento original, medidas em uma máquina Universal Instron 4411 e levadas ao pino de assentamento na placa. A placa foi imersa em um recipiente plástico com saliva artificial a 37 °C e removida após 21 dias para aferição. Foi aplicada metodologia de modelos mistos para medidas repetidas no tempo e teste de Tukey-Kramer. A degradação das forças foi analisada por análise de variância (ANOVA) “2 fatores” e teste de Tukey.

Resultado

Todas as correntes elastoméricas apresentaram redução estatisticamente significativa da força (p<0,05). As correntes elastoméricas da American Orthodontic apresentaram maior redução de força, independentemente do tamanho do elástico (p<0,05).

Conclusão

As três marcas comerciais estudadas sofreram uma redução significativa na quantidade de força liberada, sendo o elastômero da marca American Orthodontic o que apresentou maior degradação de força.

Descritores:
Ortodontia; elastômeros; módulo elástico; estética dentária

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br