Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade da acupuntura, ozonioterapia e do laser de baixa intensidade no tratamento da disfunção temporomandibular de origem muscular: um ensaio clínico randomizado

Resumo

Introdução

Uma das causas mais comuns de dores orofaciais é a disfunção temporomandibular (DTM).

Objetivo

O objetivo deste estudo foi comparar a efetividade da acupuntura, ozonioterapia e laserterapia no tratamento de pacientes com DTM muscular, através de um ensaio clínico randomizado.

Material e método

Foram avaliados 12 professores e estudantes de pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, diagnosticados com DTM, com faixa etária entre 23 e 50 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram divididos aleatoriamente em 3 grupos: G1: laserterapia, G2: acupuntura, e G3: ozonioterapia. Foram aplicados questionários de diagnóstico de DTM (RDC/TMD), questionário de Qualidade de Vida (OHIP-14), Escala de dor (EVA) e mensuração de abertura bucal máxima. Para caracterização da amostra, utilizaram-se estatísticas descritivas e percentagem, que foram apresentadas empregando-se distribuições de frequências absolutas e relativas. As variáveis qualitativas foram analisadas com os testes de Wilcoxon p≤0,05.

Resultado

Não houve diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos. Em relação a dor e a abertura bucal máxima, os grupos não apresentaram diferença estatística quando analisados individualmente, mas quando comparados de maneira geral, apresentaram diferenças estatísticas (p=0,002 e p=0,003).

Conclusão

Pode-se considerar que todos os tratamentos foram capazes de diminuir a dor e melhorar a capacidade de abertura bucal máxima relacionadas à DTM muscular. Pode-se concluir ainda que a qualidade de vida relacionada à DTM, em relação a variável dor, de uma maneira geral mostrou-se efetiva quando comparada antes e após as intervenções.

Descritores:
Transtornos da articulação temporomandibular; terapia a laser; terapia por acupuntura; ozonioterapia

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br