Acessibilidade / Reportar erro

Perfil antierosivo de uma solução experimental baseada em antioxidantes da Passiflora edulis em lesões iniciais de erosão dentinária

Resumo

Introdução

A degradação não-cariosa da matriz dentinária é um processo natural ao longo da vida; no entanto, quando associada à presença de substâncias ácidas excessivas, leva a lesões nas estruturas dentárias.

Objetivo

Este estudo desenvolveu uma solução experimental baseada em polifenóis antioxidantes da semente do maracujá amarelo (Passiflora edulis) e avaliou seu potencial preventivo sobre a dentina erodida. A solução polifenólica experimental foi obtida a partir de sementes de maracujá através de secagem e prensagem a frio.

Material e método

Trinta amostras de dentina radicular cervical bovina foram adquiridas e randomizadas em três grupos (n=10): G1 – água destilada; G2 – solução experimental de antioxidantes fenólicos do maracujá; G3 – pasta de dente comercial anti-erosão. Ciclos erosivos e tratamento foram conduzidos ao longo de 3 dias. Posteriormente, microscopia confocal 3D sem contato foi empregada para medir a rugosidade volumétrica (Sa) e linear (Ra), bem como o desgaste erosivo. Um teste ANOVA/Tukey de uma via foi realizado (α=0,05).

Resultado

O grupo G2 apresentou valores de Ra e Sa mais baixos em comparação com os outros grupos e demonstrou o menor desgaste erosivo em µm em comparação com G1 e G3.

Conclusão

A solução experimental baseada em polifenóis antioxidantes da Passiflora edulis mostrou desempenho promissor sobre a dentina erodida nesta investigação. No entanto, mais pesquisas são necessárias para estabelecer sua eficácia e potencial uso no desenvolvimento de um novo produto.

Descritores:
Erosão dentária; dentina; antioxidante; polifenóis

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br