RESUMO
Objetivo: Desenvolver um método rápido para analisar polifenóis, que são antioxidantes potencialmente ativos contra o estresse oxidativo neonatal, em pequenos volumes de leite humano (LH).
Métodos: Foram comparadas extrações ácidas e alcalinas usando dois corantes: Folin-Ciocalteu e Fast Blue BB. Foram avaliadas variáveis como linearidade, sensibilidade, percentagem de recuperação, teor de polifenóis, precisão e estabilidade em 14 amostras de LH, comparadas usando o teste de Kruskal-Wallis H (p<0,05). A melhor técnica foi aplicada a 284 amostras de LH para determinar seu teor polifenólico e sua associação com a dieta materna por regressão linear multifatorial.
Resultados: A extração ácida recuperou com sucesso o padrão de referência do ácido gálico, enquanto a extração alcalina o superestimou. As curvas de calibração para todos os métodos foram lineares (R2>0,96) até os 500 mg/L. Todos os métodos testados baseados em Folin-Ciocalteu com bicarbonato foram estáveis e repetíveis, enquanto as variantes baseadas em Fast Blue BB não. Os polifenóis do HM (média=94,68 mg/L) correlacionaram-se positivamente com a ingestão dietética de ácidos hidroxicinâmicos, a família de polifenóis mais consumida nesta população.
Conclusões: Um micrométodo baseado em bicarbonato de Folin-Ciocalteu permitiu a determinação precisa de polifenóis no HM, o que pode ser útil para configurações de pesquisa translacional e bancos de HM.
Palavras-chave: Métodos analíticos de preparação de amostras; Técnicas de laboratório clínico; Leite humano; Polifenóis; Avaliação de tecnologia biomédica