RESUMO
Objetivo:
Revisar, de forma sistemática, estudos sobre a interferência da estimulação precoce no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com microcefalia.
Fontes de dados:
Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados United States National Library of Medicine/ Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed/MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Cochrane Library. Foram incluídos estudos que abordassem o uso de estímulo precoce em ambientes lúdicos e interativos em crianças com microcefalia. Não foram impostas restrições quanto à data de publicação e ao idioma dos estudos. Como desfechos, avaliaram-se tônus muscular, interação social, habilidades motoras fina e grossa, quociente de inteligência, comportamento socioemocional e adaptativo da criança. A qualidade metodológica dos estudos e o nível de evidência científica foram avaliados pelo Risk of bias in non-randomized studies of interventions, Revised Cochrane risk of bias tool for randomized trials e Grading of recommendations assessment, development and evaluation.
Síntese dos dados:
Foram identificados 264 artigos, entretanto apenas sete atenderam aos critérios de elegibilidade. Os estudos incluídos totalizam uma população de 125 indivíduos, com amostras que variaram de um a 71 participantes.
Conclusões:
Os estudos demonstraram a existência de baixa evidência quanto à interferência da intervenção precoce nos desfechos tônus muscular, interação social, habilidades motoras finas e grossas, quociente de inteligência e comportamento socioemocional e adaptativo em crianças com microcefalia. No entanto, novos ensaios clínicos randomizados ainda são necessários.
Palavras-chave:
Microcefalia; Criança; Crescimento e desenvolvimento; Intervenção precoce