Acessibilidade / Reportar erro

APTIDÃO NEUROMUSCULAR NA JUVENTUDE E O IMPACTO NA SAÚDE ÓSSEA NA IDADE ADULTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Revisar sistematicamente a literatura para verificar a relação entre indicadores da aptidão neuromuscular na infância/adolescência e variáveis de resistência óssea na idade adulta.

Fonte

de dados: Revisão sistemática com pesquisa de artigos conduzida no PUBMED, SCOPUS, SPORTDiscus, Web of Science, PsycINFO, LILACS and SciELO, abrangendo todo o período da base até março de 2019.

Síntese

dos dados: A busca identificou 1.149 estudos, após análise de duplicidade e dos critérios de elegibilidade, quatro estudos foram relatados. Em um dos estudos, o baseline foi a infância e, nos demais, a adolescência. Na infância, ao ajustar o modelo por idade e índice de massa corporal, foi encontrada relação estatisticamente significativa para as meninas: salto em distância com índice quantitativo de ultrassom (β=0,11; p<0,05) e com velocidade do som (β=0,14; p<0,01). Entretanto, ao se fazer o controle do desempenho muscular na idade adulta, a relação deixou de ser significativa. Na adolescência, coeficientes variaram de 0,16 para bateria neuromotora e densidade mineral óssea (DMO) lombar a 0,38 para o teste de elevação de pernas em suspensão e a DMO dos braços. Variação explicada entre 2% (suspensão na barra e DMO do corpo total) e 12% (elevação de pernas em suspensão e DMO dos braços), portanto, melhor desempenho na aptidão neuromuscular na adolescência, mais resistência óssea na idade adulta.

Conclusões:

Em adultos, variáveis de resistência óssea apresentaram correlação significativa em magnitude baixa a moderada com indicadores da aptidão neuromuscular na adolescência, mas não na infância, após controlar pelo desempenho adulto na aptidão neuromuscular. No entanto, existe evidência limitada para apoiar a aptidão neuromuscular na juventude como fator determinante da resistência óssea na fase adulta.

Palavras-chave:
Força muscular; Densidade óssea; Infância; Adolescência

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br