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REVISÃO SISTEMÁTICA DOS INDICADORES DE ATIVIDADE FÍSICA E DE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM PRÉ-ESCOLARES SUL-AMERICANOS

RESUMO

Objetivo:

Sumarizar indicadores e descrever detalhadamente os métodos utilizados na avaliação da atividade física e do comportamento sedentário em pré-escolares sul-americanos.

Fontes de dados:

Em 2017, buscas foram realizadas, nos idiomas espanhol, inglês e português, em quatro bases de dados eletrônicas (LILACS, PubMed, SciELO e Web of Science), no Google Acadêmico e em listas de referências. Foram procurados artigos sobre pesquisas realizadas em países da América do Sul, que apresentaram indicadores de atividade física e/ou de comportamento sedentário em crianças entre dois e seis anos de idade.

Síntese dos dados:

De 416 artigos inicialmente avaliados, 13 compuseram a síntese descritiva. Foram envolvidas amostras da Argentina, Brasil e Chile. Três artigos ofereceram estimativas médias de atividade física moderada, por meio de acelerômetros: 32; 70,1 e 71,3 minutos por dia. Sobre o comportamento sedentário total, foram observadas as médias de 468,3 e 562,9 minutos por dia e, considerando-se o ponto de corte de 2 horas por dia em comportamentos de tela, as seguintes prevalências foram encontradas: 39,4; 40,3 e 100%. Observou-se grande variação no número de instrumentos e estratégias utilizadas para a avaliação dos comportamentos.

Conclusões:

Mesmo que a síntese tenha apontado para elevadas exposições ao comportamento sedentário em pré-escolares, com particular enfoque nas exposições ao tempo de tela, é importante um maior debate e aproximação dos métodos empregados na avaliação da atividade física e do comportamento sedentário, o que tornaria suas evidências mais comparáveis e fortalecidas para a formulação de estratégias e ações preventivas.

Palavras-chave:
Atividade física; Estilo de vida sedentário; Indicadores; Criança; Revisão

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