Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico incidental de fibroma cardíaco em um lactente com bronquiolite viral aguda

RESUMO

Objetivo:

Tumores cardíacos pediátricos são raros e, entre eles, 90% são benignos. O fibroma cardíaco é o segundo mais frequente, após o rabdomioma. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de fibroma cardíaco, cujo diagnóstico foi incidental em um paciente internado por bronquiolite viral aguda.

Descrição do caso:

Lactente do sexo masculino com cinco meses foi atendido em um pronto atendimento pediátrico com quadro de bronquiolite viral aguda, necessitando de hospitalização. Em exames complementares, apresentou vírus sincicial respiratório detectável, hemograma com linfocitose, além de radiografia de tórax com cardiomegalia. Em investigação cardiológica, as enzimas cardíacas encontravam-se elevadas, o eletrocardiograma apresentava alteração de repolarização de parede lateral de ventrículo esquerdo e o ecocardiograma demonstrou massa heterogênea em ventrículo esquerdo, com áreas de calcificação. A angiotomografia de tórax sugeriu rabdomiossarcoma ou fibroma cardíaco e a ressonância magnética demonstrou massa cuja localização e características sugeriram fibroma. O diagnóstico foi conclusivo após dois cateterismos para biópsia da lesão, confirmando fibroma cardíaco pelo anatomopatológico. Em razão da disfunção sistólica moderada a grave, o paciente foi submetido a transplante cardíaco.

Comentários:

Um terço dos fibromas cardíacos é assintomático, geralmente diagnosticado tardiamente por meio de exames solicitados por outro motivo. O padrão-ouro para o diagnóstico definitivo é a biópsia. O fibroma cardíaco não costuma apresentar regressão espontânea, sendo submetido, na maioria dos casos, a ressecção cirúrgica parcial ou total. Nos tumores irressecáveis, o transplante cardíaco deve ser indicado. A caracterização detalhada da massa cardíaca é fundamental para traçar a conduta terapêutica mais adequada para cada paciente.

Palavras-chave:
Transplante de coração; Cardiomegalia; Neoplasias cardíacas; Fibroma

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br