Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome da morte súbita do lactente — projeto de intervenção na comunidade

RESUMO

Objetivo:

Capacitar as grávidas para o cumprimento de medidas de prevenção da síndrome de morte súbita do lactente.

Métodos:

Realizou-se um estudo quase-experimental pré- e pós-intervenção que integrou as grávidas que frequentavam o Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade do Agrupamento de Centros de Saúde. Foram ministradas seis sessões formativas no âmbito da prevenção desta síndrome. Três questionários foram aplicados, um para avaliar os conhecimentos das gestantes antes das aulas, outro foi submetido após as sessões, e outro, um mês após o nascimento dos bebês para identificar que conhecimentos foram adquiridos e quais foram praticados.

Resultados:

Da amostra de 77 grávidas, relativamente ao questionário pré-sessão (n=70), obteve-se uma proporção de respostas corretas entre 60,0–84,3%. Posteriormente à intervenção (n=64), verificou-se um incremento dos conhecimentos com 79,7–100% de acertos. Previamente à intervenção, as respostas mais erradas às questões eram inerentes ao papel do tabagismo como fator de risco para síndrome de morte súbita do lactente e ao uso da chupeta como medida protetora. Após as sessões, todas as mulheres responderam corretamente às questões relativas ao local onde o bebê deve dormir e à forma mais segura de colocar o bebê no berço.

Conclusões:

Este projeto demonstrou que a educação para a saúde com o intuito de instituir medidas pode ter um impacto significativo em termos de prestação de cuidados e taxa de mortalidade por síndrome de morte súbita do lactente.

Palavras-chave:
Morte súbita do lactente; Recém-nascido; Educação pré-natal; Intervenção educacional precoce; Cuidado da criança

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br