Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da resposta broncodilatadora por meio do sistema de oscilometria de impulso e espirometria em crianças e adolescentes com fibrose cística

RESUMO

Objetivo:

Investigar o efeito do broncodilatador na mecânica respiratória e função pulmonar de crianças e adolescentes com fibrose cística.

Métodos:

Estudo transversal em crianças e adolescentes com fibrose cística clinicamente estáveis, com idade entre seis e 15 anos. Os participantes realizaram avaliações por meio do sistema de oscilometria de impulso e espirometria antes e 15 minutos depois da inalação de broncodilatador. Foi aplicado o teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a distribuição da amostra. Para comparar os dados antes e depois do broncodilatador foram utilizados os testes t de Student e Wilcoxon.

Resultados:

Participaram do estudo 54 indivíduos com média de idade de 9,7±2,8 anos. Houve melhora estatisticamente significativa nos parâmetros do oscilometria de impulso e espirometria após a inalação com broncodilatador. No entanto, de acordo com recomendações da American Thoracic Society (ATS) e European Respiratory Society (ERS) (2020 and 2021), essa melhora não foi suficiente para classificar como reposta broncodilatadora.

Conclusões:

O uso de medicamento broncodilatador melhorou a mecânica respiratória e função pulmonar de crianças e adolescentes com fibrose cística, no entanto a maioria da amostra não apresentou resposta ao broncodilatador de acordo com as recomendações da ATS/ERS.

Palavras-chave:
Fibrose cística; Agentes broncodilatadores; Mecânica respiratória; Testes de função pulmonar

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br