Acessibilidade / Reportar erro

SÍNDROME INFLAMATÓRIA MULTISSISTÊMICA EM CRIANÇA ASSOCIADA À DOENÇA DO CORONAVÍRUS 19 NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: EVOLUÇÃO FATAL EM LACTENTE

RESUMO

Objetivo:

Recentemente, foram descritos relatos de crianças com exame positivo para o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) associado à disfunção de múltiplos órgãos, secundária à hiperinflamação, denominada de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (do inglês multisystem inflammatory syndrome in children - MIS-C). O objetivo deste relato é descrever um caso de MIS-C em lactente com infecção por SARS-CoV-2 e com evolução fatal abrupta, a despeito do suporte de terapia intensiva pediátrica.

Descrição do caso:

Lactente de sete meses, com infecção por SARS-CoV-2 e antecedentes de prematuridade extrema, com quadro inicial de síndrome gripal e progressão abrupta para choque vasoplégico, miocardite e síndrome de hiperinflamação, evidenciados por níveis elevados de troponina I, ferritina, proteína C reativa (PCR), dímero D e hipoalbuminemia. Não obstante o suporte de terapia intensiva instituído, a criança evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos e morte.

Comentários:

Pacientes com antecedentes de prematuridade extrema podem apresentar MIS-C na vigência de doença do coronavírus 19 (COVID-19) e constituir um grupo de preocupação especial.

Palavras-chave:
COVID-19; Insuficiência de múltiplos órgãos; Unidades de terapia intensiva pediátrica

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br