Acessibilidade / Reportar erro

PARALISIA DO SONO RECORRENTE - MEDO DE DORMIR

RESUMO

Objetivo:

Relatar um caso de paralisia do sono isolada e recorrente (PSIR), uma parassonia benigna com episódios inquietantes e assustadores de paralisia do sono.

Descrição

do caso: Descreve-se um caso de PSIR de uma adolescente de dezesseis anos que buscou cuidados médicos devido a sintomas de ansiedade. A paralisia do sono e as alucinações auditivas e táteis associadas haviam começado três anos antes, com agravamento no último ano, causando medo de dormir. Os episódios eram extremamente perturbadores, gerando um impacto negativo no sono, desempenho escolar e vida social da paciente. Condições médicas foram excluídas e começou um tratamento com um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, com resolução completa dos sintomas.

Comentários:

Queixas relacionadas ao sono são frequentemente subvalorizadas. Portanto, os médicos devem perguntar aos seus pacientes sobre problemas relacionados com o sono durante a avaliação clínica.

Palavras-chave:
Paralisia do sono; Alucinações; Ansiedade; Parassonia

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br