Acessibilidade / Reportar erro

Vínculo mãe-bebê e depressão pós-parto durante a pandemia de COVID-19 — um risco para o nurturing care e o desenvolvimento da criança

RESUMO

Objetivo:

A pandemia do COVID-19 aumentou o risco de o vínculo entre mãe-bebê ser prejudicado. Os objetivos deste estudo foram avaliar o vínculo mãe-bebê estabelecido precocemente e a depressão puerperal (DP) em gestações que ocorreram durante a pandemia, identificar os fatores que podem ter influenciado esses resultados e verificar se houve associação entre o vínculo e a provável depressão puerperal.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal com puérperas de uma maternidade pública da cidade de São Paulo, no período de fevereiro a junho de 2021, envolvendo 127 díades mãe-bebê. Os dados foram obtidos no puerpério imediato e 21 a 45 dias após o parto, utilizando-se um questionário semiestruturado sobre as características sociodemográficas, as condições de gestação e nascimento e características do recém-nascido; a escala de depressão puerperal de Edimburgo (EPDS) e o questionário de vínculo pós-parto (PBQ) foram utilizados para avaliar a presença de provável DP e o vínculo mãe-bebê, respectivamente.

Resultados:

A presença de provável DP e as gestações não planejadas foram associadas a maiores escores no PBQ e no risco de vínculo prejudicado (p = 0,001 e p = 0,004, respectivamente). A escala de Edimburgo mostrou alta prevalência de risco de depressão puerperal (29,1%) e não foi associada a nenhuma variável estudada. Provavelmente, a alta prevalência de provável DP foi secundária ao contexto de insegurança decorrente da pandemia.

Conclusões:

Observamos aumento na prevalência da provável DP e das gestações não planejadas durante os primeiros 18 meses da pandemia, os quais estiveram associados a piores escores no vínculo mãe-bebê. O prejuízo no vínculo pode afetar o desenvolvimento futuro das crianças geradas durante esse período.

Palavras-chaves:
Pandemias; Vínculo; Desenvolvimento infantil; Depressão puerperal

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br