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Associação do tempo de tela com sintomas de estresse, ansiedade e depressão em adolescentes

RESUMO

Objetivo:

Examinar a associação entre o tempo de tela autorreportado e os sintomas de estresse, ansiedade e depressão em adolescentes.

Métodos:

Foi realizado estudo com delineamento transversal com 982 adolescentes entre 12-15 anos, matriculados na rede pública de ensino da cidade de Jacarezinho (PR). Para mensurar o tempo de tela, os adolescentes responderam à pergunta: “Considerando um dia típico, quanto tempo você passa assistindo TV, jogando videogame, usando computador ou smartphone?”. O questionário DASS-21 (versão curta) foi utilizado para avaliar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Análises brutas e ajustadas (idade, sexo e nível de escolaridade materna) entre tempo de tela e indicadores de saúde mental foram realizadas por meio do modelo de regressão linear generalizado, com distribuição de Poisson, adotando a significância de p<0,05.

Resultados:

Maiores sintomas depressivos foram observados em adolescentes com tempo de tela de 4–6 horas/dia (RP 1,35, IC95% 1,13–1,61) e ≥6 horas/dia (RP 1,88, IC95% 1,62–2,19) quando comparados com seus pares com ≤2 horas/dia. O mesmo foi observado para os sintomas de ansiedade com tempo de tela de 4–6 horas/dia (RP 1,23, IC95% 1,04–1,46) e ≥6 horas/dia (RP 1,50, IC95% 1,28–1,77); e estresse, com 4–6 horas/dia (RP 1,25, IC95% 1,08–1,44) e ≥6 horas/dia (RP 1,49, IC95% 1,30–1,71), também comparados com seus pares com ≤2 horas/dia.

Conclusões:

O tempo de tela foi associado positivamente com os sintomas de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Atenção especial deve ser dada àqueles que passam mais de quatro horas por dia em frente a uma tela.

Palavras-chave
Saúde mental; Comportamento sedentário; Jovens; Mal-estar psicológico

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