Acessibilidade / Reportar erro

COMPORTAMENTO INATIVO EM ESTUDANTES ADOLESCENTES DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA

RESUMO

Objetivo:

Identificar a prevalência do comportamento inativo de estudantes adolescentes da cidade de Porto Velho, RO, Brasil, e os fatores associados a ele.

Métodos:

Estudo de base escolar realizado com 2.694 adolescentes. A variável autorreferida à exposição ao desfecho foi a inatividade física. Verificam-se os fatores associados ao comportamento inativo pela regressão logística múltipla. As variáveis independentes foram inseridas no modelo em blocos hierarquizados.

Resultados:

A prevalência geral de comportamento inativo foi de 39,5%. O sexo feminino mostrou maior prevalência de comportamento inativo (46,2%) do que o masculino (31,4%). Adolescentes em escolas particulares e com relatos de percepção de saúde negativa apresentaram alta prevalência de comportamento inativo. Na verificação dos fatores associados, o sexo feminino mostrou magnitude de associação de 1,84 com o comportamento inativo. Estar institucionalizado em escola particular mostrou 2,54 vezes mais chance de ter comportamento inativo em comparação aos estudantes das escolas públicas. A locomoção para escola por ônibus e carro ou motocicleta revelou magnitudes de associação com o comportamento inativo de 1,29 e 1,63, respectivamente. Adolescentes que apontaram a percepção de saúde negativa tiveram 1,29 mais chance de ter comportamento inativo em relação ao relato de saúde positiva, enquanto ter excesso de gordura corporal mostrou magnitude de associação de 1,36 em adolescentes.

Conclusões:

A prevalência de comportamento inativo foi alta em estudantes adolescentes. Considerando que o comportamento inativo adotado durante a adolescência pode permanecer nos anos posteriores, sugere-se a promoção de ações para a modificação de comportamento visando à melhoria da saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave:
Atividade motora; Estudantes; Saúde escolar; Prevalência

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br