Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico pré-natal das fissuras orofaciais: desvelando a experiência dos pais

RESUMO

Objetivo:

Compreender a experiência de pais quanto ao diagnóstico pré-natal da fissura orofacial em seu filho.

Métodos:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em hospital público e terciário brasileiro, entre janeiro e março de 2019. Foram incluídos pais que acompanhavam os filhos durante a internação para realização de cirurgias primárias, e que haviam recebido o diagnóstico da malformação durante o período gestacional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi gravada e transcrita na íntegra. Para confecção dos resultados utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

A amostra constou de 17 participantes, dos quais 16 mães e um pai. Com base nos discursos, desvelaram-se três categorias: lidando com o desconhecido; assimilando o diagnóstico; e implicações positivas e negativas do diagnóstico no pré-natal.

Conclusões:

Apreendeu-se quão complexo e conflitante foi para os pais receber o diagnóstico da malformação em seu filho, e o apoio familiar e profissional estabeleceu-se como indispensável ao processo de assimilação e enfrentamento. Os achados apontaram a necessidade de planejar e implementar intervenções, protocolos e/ou políticas públicas, para assistir esses pais nesse período.

Palavras-chaves:
Fenda labial; Fissura palatina; Diagnóstico pré-natal; Pesquisa qualitativa; Gravidez; Pais

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br