Acessibilidade / Reportar erro

Coexistência de altos teores de nutrientes críticos e alegações em produtos alimentícios voltados para crianças brasileiras

RESUMO

Objetivo:

Avaliar rótulos de alimentos direcionados ao público infantil e identificar a presença concomitante de alegações e de altos teores de nutrientes críticos e/ou presença de adoçantes. Como objetivo secundário, listar os diferentes tipos de alegações e verificar quais estratégias de marketing são mais utilizadas.

Métodos:

Foram coletados 409 produtos provenientes das oito categorias de alimentos mais populares entre crianças brasileiras (bebidas à base de frutas, bebidas lácteas, biscoitos recheados, bolos, cereais matinais, gelatinas, salgadinhos de milho e iogurtes). Foram calculados os teores de nutrientes críticos (açúcares, gorduras totais, saturadas e trans e sódio) e presença/ausência de adoçante, considerando-se os parâmetros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em seguida, verificamos a presença e os tipos de alegações nesses produtos.

Resultados:

No total, 265 (64,7%) rótulos apresentaram alegações. Em três das oito categorias (cereais matinais, bebidas lácteas e iogurtes), todos os produtos com alegações (50, 34 e 34 produtos, respectivamente) continham um ou mais nutrientes em concentrações prejudiciais (nutrientes críticos acima do preconizado pela OPAS e/ou presença de edulcorantes). Nas demais categorias, apenas um produto (de 63 biscoitos recheados e 26 cereais matinais com alegação) e três (de 22 bolos e 28 gelatinas com alegação) não apresentavam nutrientes em concentração crítica. A presença de alegações, como “rico” ou “fonte” de micronutriente, foi predominante em sete dos oito grupos de alimentos.

Conclusões:

Observou-se alta presença de alegações, de diferentes tipos, em alimentos destinados a crianças, que, em sua maioria, também possuem excesso de pelo menos um nutriente crítico, de acordo com a OPAS.

Palavras-chave:
Rotulagem de alimentos; Ciências da nutrição; Dieta; Marketing social; Nutrientes

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br