Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DO AMBIENTE OBESOGÊNICO E DOS ESTILOS DE VIDA PARENTAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL

RESUMO

Objetivo:

Investigar a influência do ambiente obesogênico e dos estilos de vida parentais no comportamento alimentar infantil.

Fonte de dados:

Foram consultadas as bases de dados PubMed, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Cochrane, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) nos idiomas português, inglês e espanhol. Os descritores utilizados foram selecionados no Medical Subject Headings e no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): comportamento alimentar/feeding behavior/conducta alimentaria; crianças/child/niño; relações familiares/family relations/relaciones familiares; e ecologia/ecology/ecología. A pesquisa foi especificada utilizando-se o operador booleano AND.

Síntese dos dados:

A maioria dos estudos sugere que os pais (osprincipais cuidadores) são responsáveis, em parte, pelo comportamento alimentar não saudável apresentado pelos filhos, e para que esse comportamento se modifique é necessário mudar o comportamento da família, garantindo a escolha correta de alimentos acompanhada da prática de atividade física. O ambiente familiar mostra impacto significativo no desenvolvimento do comportamento alimentar, por isso os adultos devem fornecer um bom modelo desse comportamento para as crianças. É importante ressaltar a contribuição do ambiente físico, da cultura, da escola e da mídia no processo.

Conclusões:

Verificou-se nesta revisão que a formação do comportamento alimentar depende da interação de fatores relacionados à criança e aos cuidadores e sofre a ação de diversos fatores relacionados à vida do indivíduo - ambientes físico, social, familiar, cultural e midiático.

Palavras-chave:
Comportamento alimentar; Modalidades alimentares; Relações familiares; Obesidade; Criança

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br