Resumo
Objetivo: Verificar as repercussões de fatores extrínsecos no desempenho motor fino de crianças de dois anos.
Métodos: Foram avaliadas 73 crianças de creches públicas e 21 de creches particulares. O ambiente da creche foi avaliado com a escala Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R), o desempenho motor fino pela escala Bayley Scales of Infant and Toddler Development - III (BSITD-III), dados socioeconômicos, escolaridade materna e tempo de ingresso na creche foram colhidos por meio de entrevista. Foi calculado o coeficiente de correlação pelo teste de Spearmann para verificar a relação entre as variáveis avaliadas.
Resultados: O tempo de creche apresentou correlação positiva com o desempenho das crianças em algumas tarefas de motricidade fina da BSITD-III, demonstrou que as atividades desenvolvidas nas creches foram importantes para o refinamento de habilidades motoras específicas, enquanto o desempenho motor fino geral pela escala estava relacionado com a escolaridade materna e com o subitem da escala ITERS-R “Linguagem e compreensão”.
Conclusões: Fatores extrínsecos como maior escolaridade materna e qualidade de creches estão relacionados com o desempenho motor fino de crianças frequentadoras de creches.
PALAVRAS-CHAVE Creches; Crianças; Pré-escolar; Desenvolvimento infantil; Destreza motora fina; Saúde escolar