Acessibilidade / Reportar erro

PÓLIPO PILOSO ORAL EM UM ADOLESCENTE: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO

Objetivo:

Relatar um caso incomum de pólipo piloso (PP) oral e revisar a literatura para trazer informações epidemiológicas, clínicas e histopatológicas acerca da doença.

Descrição do caso:

Paciente do sexo masculino, 12 anos de idade, encaminhado ao Departamento de Estomatologia com nódulo na região posterior de linha média da língua. O paciente não soube relatar quando surgiu a lesão e se ela havia crescido desde então. O exame clínico revelou massa pedunculada, volumosa e móvel no dorso da língua, medindo aproximadamente 1,0 cm de diâmetro. A mãe do paciente relatou que ele nunca havia tido nenhum problema de saúde anterior. Foi realizada biópsia excisional e o material foi enviado para análise anatomopatológica, sendo os achados compatíveis com o diagnóstico de PP.

Comentários:

O pólipo piloso é uma lesão rara, especialmente na região oral. A pesquisa bibliográfica revelou apenas dez relatos de casos de PP oral, publicados entre janeiro de 1999 e janeiro de 2019, sendo observada predominância da doença em recém-nascidos do sexo feminino. Dois fatos incomuns ocorreram neste caso: tratava-se de um paciente do sexo masculino e o diagnóstico se deu aos 12 anos de idade.

Palavras-chave:
Cisto dermoide; Medicina bucal; Patologia bucal; Pediatria

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br