Acessibilidade / Reportar erro

Anticorpos neutralizantes no leite e no sangue de lactantes vacinadas para SARS-CoV-2: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Comparar a presença de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2 no leite materno e no sangue das lactantes vacinadas em relação àquelas não vacinadas.

Fontes de dados:

Foi efetuado registro no International Prospective Register of Systematic Reviews — PROSPERO (CRD42021287554) e foram seguidas as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Foram elegíveis estudos de coorte, caso-controle e transversais que avaliaram anticorpos contra o SARS-CoV-2 no leite e no sangue de lactantes vacinadas e tiveram como grupo controle lactantes não vacinadas. Utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs), Medical Subject Heading (MeSH) e Emtree para as bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed) e Embase, respectivamente. Na Web of Science e Scopus foi feita adaptação da estratégia. Não foram estabelecid as restrições quanto ao período de publicação e idioma.

Síntese dos dados:

As buscas identificaram 233 registros. Foram excluídos 128 duplicados e 101 fora dos critérios de inclusão, e quatro estudos de coorte foram elegíveis. As lactantes vacinadas com Pfizer-BioNTech e Moderna apresentaram anticorpos contra SARS-CoV-2 no sangue e no leite materno.

Conclusões:

As mulheres lactantes vacinadas apresentaram níveis mais elevados de imunoglobulina G (IgG) e A (IgA) no soro e no leite materno em comparação com as mulheres não vacinadas.

Palavras-chave:
COVID-19; Leite humano; Vacina; Anticorpos; Revisão sistemática

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br