Acessibilidade / Reportar erro

Aplicativos de smartphone para o gerenciamento de epilepsia em crianças e adolescentes

RESUMO

Objetivo:

Descrever como aplicativos de smartphone podem contribuir para o gerenciamento de quadros de epilepsia em crianças e adolescentes.

Fontes de dados:

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Medline; PubMed e SciELO, com base nos descritores “epilepsy” e “smartphone”. Foram incluídos estudos originais publicados entre 2017–2023 em português ou inglês que respondessem à pergunta de investigação. Teses e dissertações, estudos duplicados, revisões de literatura e estudos que não responderam à questão de pesquisa foram excluídos.

Síntese dos dados:

Foram localizados 178 estudos, dos quais seis foram selecionados para compor esta revisão. A amostra incluiu 731 participantes (631 infantojuvenis com epilepsia e 100 cuidadores). Os aplicativos permitem a coleta da frequência de convulsões; momento e o tipo de crise; lembretes para a administração de medicamentos; e informações sobre a qualidade do sono, sendo capazes de armazenar esses dados para profissionais da saúde, cuidadores e usuários acompanharem a evolução do quadro.

Conclusões:

O uso de aplicativos no manejo das convulsões de crianças e adolescentes com epilepsia apresenta resultados promissores ao promoverem um monitoramento contínuo e personalizado. Novos estudos são necessários para otimizar os resultados benéficos e superar desafios.

Palavras-chave
Epilepsia; Autocuidado; Gamificação; Criança; Adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br