Acessibilidade / Reportar erro

DERMATITE PERIORAL GRANULOMATOSA COM ACOMETIMENTO EXTRAFACIAL NA INFÂNCIA: BOA RESPOSTA TERAPÊUTICA COM USO DE AZITROMICINA ORAL

RESUMO

Objetivo:

Apresentar um caso de dermatite perioral granulomatosa (DPG) com acometimento extrafacial e resposta terapêutica satisfatória ao uso de macrolídeo oral por curto período.

Descrição do caso:

Escolar de nove anos, sexo feminino, com quadro exuberante de DPG com acometimento extrafacial. Durante o período de evolução, submeteu-se a múltiplas terapêuticas ineficazes, apresentando melhora significativa das lesões após o uso de azitromicina por cinco dias.

Comentários:

A DPG é uma afecção dermatológica inflamatória representada por erupções papuloeritematosas em região perioral, nasal e periorbitária, mais comum em crianças e adolescentes. Raramente estende-se à região genital, ao tronco e às extremidades, caracterizando o comprometimento extrafacial. De etiologia ainda desconhecida, parece apresentar correlação com uso de corticosteroides tópicos e outros agentes.

Palavras-­chave:
Criança; Dermatite perioral; Azitromicina

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br