Acessibilidade / Reportar erro

DEPENDÊNCIA DE INTERNET EM ADOLESCENTES DE UMA CIDADE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA

RESUMO

Objetivo:

Analisar a prevalência e os fatores associados à dependência de internet em uma amostra de adolescentes do ensino médio no Acre.

Métodos:

Estudo transversal de base populacional realizado com 1.387 adolescentes entre 14 e 18 anos regularmente matriculados em instituições de ensino médio no município de Rio Branco, Acre. Questionário estruturado com questões sobre aspectos demográficos, sociais, familiares e comportamentais foi aplicado. A dependência de internet foi verificada pelo internet addiction test (IAT), com ponto de corte igual ou superior a 70. Os fatores associados foram identificados mediante regressão logística múltipla.

Resultados:

A prevalência geral para dependência de internet foi de 10,6%. Maior dependência foi evidenciada no sexo feminino. Os fatores associados à dependência de internet foram ser do sexo feminino, utilizar o computador por mais de duas horas diárias durante o meio de semana e no fim de semana, não praticar atividade física e sair por pelo menos uma vez ao mês para dançar em boates e shows. Observou-se associação protetora do hábito de leitura em relação à dependência de internet.

Conclusões:

O presente estudo evidenciou alta prevalência para dependência de internet, sendo as adolescentes do sexo feminino mais suscetíveis. Aspectos comportamentais estiveram associados à dependência de internet em uma amostra de adolescentes de Rio Branco.

Palavras-chave:
Comportamento aditivo; Atividades de lazer; Internet; Adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br