RESUMO
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos da suplementação de fitoesteróis no tratamento da dislipidemia em crianças e adolescentes.
Fontes de dados: Revisão nos bancos SciELO, Lilacs, Bireme, Pubmed e Web of Science, sem limite de tempo. Descritores: phytosterols or plant sterols, dyslipidemias, hypercholesterolemia, cholesterol, children, adolescent, nas línguas inglesa e portuguesa. Os artigos incluídos foram publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol e avaliaram o efeito da suplementação de fitoesteróis em pacientes pediátricos com dislipidemia. Estudos que envolviam adultos ou animais, trabalhos de revisão, estudos de caso e resumos foram excluídos. A extração independente de artigos foi realizada por dois autores. Do total de 113 resumos, 19 foram lidos na íntegra, e 12 utilizados neste manuscrito.
Síntese de dados: A suplementação de fitoesteróis para a redução dos níveis de colesterol mostrou-se eficiente, de forma a promover a redução de aproximadamente 10% dos níveis de LDL-colesterol, sendo observadas reduções acima de 10% em 8 a 12 semanas de intervenção. Os estudos não mostraram alterações significantes nos níveis de HDL-colesterol e triglicérides. Com base na ausência de efeitos adversos, seu uso parece ser seguro e de boa tolerância em crianças e adolescentes. Conclusões: A suplementação com fitoesteróis parece ser de grande auxílio terapêutico para o tratamento da hipercolesterolemia em crianças e adolescentes. São necessários mais estudos que avaliem o efeito em longo prazo da suplementação de fitoesteróis.
Palavras-chave: Fitoesteróis; Suplementos nutricionais; Dislipidemia; Hipercolesterolemia; Criança