Acessibilidade / Reportar erro

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FENILCETONÚRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Verificar a ocorrência de excesso de peso em crianças e adolescentes com fenilcetonúria e identificar possíveis fatores causais.

Fontes de dados:

Revisão sistemática realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Publisher Medline (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os descritores “Phenylketonurias”, “Overweight”, “Child” e “Adolescent”. Foram incluídos artigos originais sobre crianças e adolescentes, publicados entre 2008 e 2018 nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Síntese dos dados:

Foram identificados 16 artigos e, após aplicação dos procedimentos de seleção, 6 estudos foram selecionados para compor a revisão. O excesso de peso em crianças e adolescentes com fenilcetonúria foi evento frequente nos estudos incluídos na presente revisão, variando de 7,8 a 32,6%. Aponta-se o sexo feminino como o grupo mais acometido pelo distúrbio nutricional. O principal fator associado ao excesso de peso na população de interesse na população de interesse foi o consumo calórico elevado aliado à falta de estímulos para a prática de atividades físicas.

Conclusões:

O excesso de peso pode ser considerado um desfecho comum em crianças e adolescentes com fenilcetonúria, sendo ocasionado principalmente pelo consumo alimentar inadequado e pelo sedentarismo. Salienta-se a importância da identificação precoce de agravos nutricionais em crianças e adolescentes fenilcetonúricos, a fim de prevenir doenças crônicas associadas e promover a saúde, com incentivo à manutenção de hábitos alimentares saudáveis e à prática regular de exercícios físicos.

Palavras-chave:
Fenilcetonúrias; Sobrepeso; Criança; Adolescente; Revisão

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br