Acessibilidade / Reportar erro

VALOR PREDITIVO DA GENERAL MOVEMENTS ASSESSMENT NA AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO: UMA METANÁLISE

RESUMO

Objetivo:

Analisar o valor preditivo da General Movements Assessment para o diagnóstico de alterações do neurodesenvolvimento em recém-nascidos pré-termo.

Fonte de dados:

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine, National Institutes of Health (PubMed) e Excerpta Medica Database (EMBASE). Os artigos foram filtrados por idioma, ano de publicação, população de interesse, utilização do Método Prechtl de avaliação e presença das variáveis relacionadas ao valor preditivo da escala. O Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies 2 foi utilizado para avaliar a metodologia dos artigos. Foi realizado o cálculo de sensibilidade, especificidade, Diagnostic Odds Ratio, razão de verossimilhanças positiva e negativa e parâmetro de acurácia.

Síntese dos dados:

Foram incluídos seis artigos dentre os 342 encontrados. A escala, quando realizada no período Writhing Movements, possui bom poder discriminativo para o desfecho paralisia cerebral, com valores elevados de sensibilidade e acurácia. Quando realizada no período Fidgety Movements, possui maior valor preditivo para paralisia cerebral, com valores elevados em todas as medidas de acurácia diagnóstica. O risco de viés foi considerado elevado na seleção de pacientes e no fluxo e momento da avaliação. Desse modo, a escala tem potencial para detectar indivíduos que evoluíram com alterações do neurodesenvolvimento, porém, os artigos apresentaram limitações quanto à seleção dos sujeitos e à forma de avaliação do desfecho neurológico.

Conclusões:

Apesar dos altos valores preditivos descritos para identificação de alterações neurológicas, novas pesquisas são necessárias, devido à heterogeneidade dos estudos e ao método de avaliação a longo prazo do neurodesenvolvimento.

Palavras-chave:
Exame neurológico; Recém-nascido prematuro; Prognóstico; Paralisia cerebral

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br