RESUMO
Objetivo: Mapear os instrumentos utilizados para avaliar o apoio parental à atividade física, seus construtos e suas propriedades psicométricas.
Fontes de dados: Foi conduzida uma revisão de escopo, com buscas em sete bases de dados eletrônicas e em listas de referências, que abrangeu artigos disponíveis até abril de 2022. Foram buscados estudos originais e transversais que utilizaram questionários, inventários ou perguntas para avaliar o apoio dos pais para a prática de atividade física e esportes de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e que tenham avaliado as barreiras relatadas pelos pais ou responsáveis para o não oferecimento do suporte.
Síntese de dados: Dos 1.739 artigos iniciais, 21 compuseram a síntese. Numa perspectiva geral, 11 estudos, de cinco continentes, utilizaram algum questionário ou inventário ou pergunta para avaliar o suporte parental. A maioria das amostras avaliadas era composta de meninas e mães. O coeficiente de correlação intraclasse foi a medida mais utilizada para avaliar a confiabilidade dos instrumentos (10 estudos). As medidas mais utilizadas para avaliar a consistência interna dos instrumentos foi o Alpha de Cronbach (13 estudos).
Conclusões: Apenas um instrumento foi construído respeitando-se as propriedades psicométricas. Recomenda-se que os autores sigam o processo de evidências de validade de instrumento quando do desenvolvimento ou da adaptação de instrumentos.
Palavras-chave: Apoio social; Psicometria; Revisão