Acessibilidade / Reportar erro

A asma na criança e no adolescente brasileiro: contribuição do International Study of Asthma and Allergies in Childhood(ISAAC)

Objetivo:

Avaliar a asma na população pediátrica brasileira pelo protocolo do International Study of Asthma and Allergies in Childhood(ISAAC), internacionalmente padronizado e validado.

Fontes de dados:

O ISAAC, idealizado para maximizar o valor de estudos epidemiológicos em asma e doenças alérgicas, estabeleceu um método padronizado (questionário escrito autoaplicável e/ou vídeo-questionário) capaz de facilitar a colaboração internacional. Concebido para ser realizado em três fases sucessivas e dependentes, o ISAAC reuniu uma casuística até então inimaginável no mundo e no Brasil. Nesta revisão, reuniram-se os dados de centros brasileiros oficiais do ISAAC e de outros que empregaram o seu método.

Síntese dos dados:

Finalizada a primeira fase, a prevalência de asma entre escolares brasileiros foi documentada como a oitava em magnitude entre todos os centros participantes do estudo. Os poucos centros envolvidos na segunda fase investigaram possíveis fatores etiológicos, especialmente aqueles sugeridos pelos resultados da primeira fase, e geraram muitas especulações. A terceira fase, repetida após sete anos, avaliou a tendência evolutiva da prevalência de asma e das doenças alérgicas nos centros participantes simultaneamente das fases I e III e determinou a prevalência em outros não envolvidos na fase I.

Conclusões:

No Brasil, o ISAAC demonstrou, de forma definitiva, que a asma é uma doença de alta prevalência e impacto em crianças e adolescentes, devendo ser encarada como problema de Saúde Pública. Encontraram-se importantes variações regionais, ainda não bem esclarecidas, assim como diversos fatores de risco, o que traz a questão: há no Brasil uma ou muitas asmas?

asma; epidemiologia; criança; adolescente; fatores de risco


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br