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Lógicas de espacialização missionária e agendas da cooperação internacional: uma perspectiva multissituada a partir de ações junto aos povos indígenas1 1 Agradeço aos alunos do doutorado em ciências antropológicas e aos pesquisadores do Museu de Antropologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) com quem pude debater parte das ideias apresentadas neste trabalho, particularmente ao Dr. Gustavo Martinez e à Dra. Mariana Espinosa. E também à Fernanda Costa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do IFCS/UFRJ, que participou comigo das atividades acadêmicas e do trabalho de campo realizados em 2014 na Argentina. Eles foram desenvolvidos no âmbito do Projeto de Associação para o Fortalecimento do Doutorado em Ciências Antropológicas da Universidade Nacional de Córdoba com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (PPGSA/UFRJ), bem como de uma bolsa de estágio pós-doutoral recebida da CAPES, que também financiou as demais atividades de pesquisa mencionadas neste artigo no Brasil e na Coreia do Sul. Agradeço também ao pastor Leonardo Felix, da Igreja Metodista Central de Buenos Aires, e à Nelida Wyatt, atual coordenadora da Junta Unida de Missões, pela viabilização do trabalho de campo na província do Chaco, na Argentina. Finalmente, estendo esses agradecimentos aos dois pareceristas anônimos da revista pelas questões e dúvidas que levantaram.

Some missionary logics of territorial occupation and development cooperation’ agendas: a multi-sited perspective from actions with indigenous peoples

Resumo

O artigo discute processos de espacialização de missões religiosas de origem protestante ecumênica que atuam junto aos índios, entendendo-os como parte dos mecanismos contemporâneos de formação do Estado e de gestão de territórios e populações. Busca complexificar as interpretações sobre a relação das missões com mecanismos coloniais e pós-coloniais de dominação, explorando a pluralidade de motivações, de formação de alianças e de sentidos veiculados por elas em diferentes espaços geográficos e períodos de tempo. Para isso, examina quatro casos, na Coreia do Sul, Noruega, Argentina e Brasil, analisando os nexos das missões com redes locais e transnacionais de apoio, notadamente no campo do desenvolvimento, dialogando com as discussões metodológicas na antropologia sobre as etnografias multissituadas.

Palavras-chave
missões religiosas; povos indígenas; cooperação internacional; desenvolvimento; diaconia

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