Acessibilidade / Reportar erro

Midiatizações dos fenômenos religiosos na imprensa escrita argentina, 2001-2010

Resumo: Desde o início do século 21, a midiatização juntamente com a globalização gerou um contexto em que as mudanças tecnológicas amplificam e transformam as interações sociais dos fenômenos religiosos no espaço público mediado e midiatizado. Observamos que os fenômenos da religiosidade não perderam destaque na sociedade argentina, e, que a centralidade da Igreja Católica como ator institucional aumentou. Além disso, apesar dos processos de pluralização no campo religioso, é maior sua visibilidade na imprensa escrita. Como são essas mediatizações de fenômenos de religiosidade? Que eventos são transformados em notícias sobre religião? Vamos tentar abordar algumas respostas possíveis ao inquirir na mídia Página/12 y pagina12.com, La Nación y lanacion.com, Clarín y clarin.com de uma perspectiva sócio-semiótica de análise qualitativa.

Palavras-chave:
midiatizações; fenômenos religiosos; imprensa escrita argentina


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br