Acessibilidade / Reportar erro

A Proibição de Procissões nos Países Baixos1 1 Agradeço a Daan Beekers e Peter Jan Margry por seus comentários a uma versão mais longa deste artigo em minha tese de doutorado e aos pareceristas anônimos deReligião e Sociedade por seus comentários detalhados e sugestões.

The Procession Prohibition in The Netherlands

Resumo

Este artigo faz um relato histórico da acomodação política das procissões católicas nos Países Baixos e da legislação relacionada ao tema. Tem por base a Interdição de Procissões (processieverbod), uma lei que teve como alvo os católicos holandeses e durou de 1848 até 1983. Enquanto que no século XIX uma lei foi adotada para banir, limitar e controlar a infraestrutura sacral da religiosidade pública católica, o século XX pode ser caracterizado pela transição de uma hegemonia protestante para um modelo pluralista de governança das religiões. Finalmente, nos anos 1980, a Lei de Manifestações Públicas terminou com a Interdição de Procissões do século XIX. Isso continua a afetar a acomodação e a manifestação da diversidade religiosa nos Países Baixos nos dias de hoje.

Palavras-chave
religião pública; emancipação; procissão; Catolicismo; Países Baixos

Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br