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Mise-en-scène da religiosidade afro-brasileira no cinema de Arthur Omar: fabulações de um Reinado em A coroação de uma rainha

Mise-en-scène of Afro-Brazilian religiosity in Arthur Omar's cinema: Confabulations of a Reinado in The coronation of a queen

Resumo:

A proposta do presente artigo é refletir sobre a mise-en-scène das experiências do sagrado próprias às tradições do Congado, ou Reinado, no cinema-documentário, especialmente no filme A coroação de uma rainha (1993), de Arthur Omar. Baseado nos conceitos de fabulação e de sagrado, o artigo traz uma leitura da obra de Omar com atenção para as formas pelas quais o olhar da câmera, a montagem e a trilha sonora se afetam e, portanto, são constituídos pelos ritos, mitos e cosmologia do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Para tanto, identificam-se tanto os objetos, sons, gestos congadeiros que adquirem potência de ficção, quanto os recursos fílmicos que reverberam tal potência.

Palavras-chave:
experiência; sagrado; fabulação; temporalidade

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