Acessibilidade / Reportar erro

Sobre fronteiras, tramas e emaranhados: questões para uma antropologia (a partir) da religião. Homenagem a Patrícia Birman1 1 Este artigo é uma versão do texto apresentado em 4 de dezembro de 2023, no ciclo de debates “Ciências Sociais na UERJ: Temas, Trajetórias e Perspectivas”, realizado em homenagem a Patricia Birman pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ).

About Borders, Plots, and Entanglements: Questions for an Anthropology of Religion. A Tribute to Patrícia Birman

Resumo: Este artigo tem por objetivo registrar uma análise interessada de alguns dos principais trabalhos e temas tratados por Patricia Birman ao longo de sua carreira. O texto dá destaque às suas contribuições para a Antropologia Brasileira, a partir de seus estudos sobre Religião e Periferias Urbanas. Priorizando a operação intelectual de Birman das ideias de fronteiras, tramas e emaranhados, o artigo aborda questões sobre o religioso e o secular; religião e espaço público; territórios, violências e tramas urbanas; e as fronteiras do humano. Este trabalho é uma homenagem na forma de um registro textual acadêmico e afetivo de um diálogo entre Patricia Birman e a autora do texto que foi sua orientanda, e cujo trabalho é marcado por estas questões.

Palavras-chave:
Fronteiras; Religião; Espaço público; Território; Violência


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br