Acessibilidade / Reportar erro

Sexo degradante e destruidor: uma análise sobre as interdições sexuais presentes nos livros evangélicos1 1 Uma versão muito incipiente deste artigo foi apresentada no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Florianópolis, em 2019. Os autores agradecem aos comentários/provocações recebidos na ocasião, e ao Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-contratados ou Recém-doutorados da UFMG, pelo financiamento que custeou parte da pesquisa que possibilitou a escrita deste texto. Um agradecimento não menos importante fica registrado aos pareceristas que emitiram valiosas reflexões e sugestões de mudanças que foram todas consideradas na revisão para esta publicação.

Degrading and destructive sex: an analysis of sexual interdictions founded in Evangelical books

Resumo: O presente trabalho investiga os discursos elaborados por evangélicos sobre as práticas sexuais proibidas. Pensando na tradição que o material editorado tem para esse grupo, analisamos quinze livros religiosos que relacionam sexo a: abuso, transgressão, perigo, risco e violência (segundo a literatura socioantropológica, essas categorias se opõem à ideia, compartilhada pela maioria da sociedade, de um prazer legítimo). Os 892 trechos retirados das obras foram analisados com o apoio do software ATLAS.ti. Concluímos que a ênfase recai sobre a conjugalidade heterossexual e monogâmica, constituinte da família cristã, e que, ao se discorrer sobre ela, problematiza-se, direta e indiretamente, a questão da violência, que por vezes é minorada por segmentos “progressistas”. Apesar disso, de maneira geral, as práticas “ilegítimas” são interpretadas como interligadas, indo da masturbação à necrofilia, e representando um processo paulatino de degradação e corrosão do indivíduo, que denominamos de caráter processual do vício. Encontra-se, por sua vez, a mesma noção de processo no que tange ao caminho de cura oferecido pela religião.

Palavras-chave:
Evangélicos; Sexualidade; Livros; Vícios; Direitos Humanos.


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br