Acessibilidade / Reportar erro

Pluralismo e movimento: a propósito da sociologia de Cecília Mariz1 1 Este artigo é uma versão do texto apresentado em 30 de outubro de 2023, no ciclo de debates “Ciências Sociais na UERJ: Temas, Trajetórias e Perspectivas”, realizado em homenagem a Cecília Loreto Mariz pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ).

Pluralism and movement: about Cecília Mariz's Sociology

Resumo: Apresento neste artigo aspectos do fazer sociológico de Cecília Mariz, situando-o no contexto acadêmico desfavorável à sociologia da religião nos anos 90. Considerados frequentemente como “pouco científicos” devido à suposta influência de “crenças”, os estudos sociológicos da religião encontram em Cecília um compromisso exemplar com o fazer científico. Destaco um artigo escrito por ela com Roberta Campos sobre os processos de continuidade e mudança do pentecostalismo no país. A polêmica predomina nesse texto, com críticas a totalizações abusivas e homogeneidade cultural. Gostaria de destacar o que, a meu ver, seria o ideário da nossa autora, subjacente em sua obra e nesse artigo especificamente: o pluralismo das ideias e o valor positivo da transformação.

Palavras-chave:
Sociologia da Religião; Pentecostalismo; Cecília Mariz


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br