Acessibilidade / Reportar erro

Análise do efeito imediato da aplicação de técnicas vocais

RESUMO

Análise do efeito imediato da aplicação de técnicas vocais

Eliane Cristina Pereira

Mestre, Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Prudentópolis - Prudentópolis (PR), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Eliane Cristina Pereira. R. Domingos Molinari, 127, Centro Teixeira Soares (PR), Brasil. CEP: 84530-000. E-mail: elianecp@visaonet.com.br

Pereira EC. Análise do efeito imediato da aplicação de técnicas vocais [dissertação]. Curitiba (PR): Universidade Tuiuti do Paraná; 2009.

Técnicas vocais vêm sendo utilizadas na clínica fonoaudiológica com importantes resultados na reabilitação; porém poucos estudos visaram comprovar efetivamente seu uso e verificar quais efeitos são produzidos na voz e na laringe. O objetivo deste estudo é verificar o efeito imediato da aplicação de técnicas vocais: sons vibrantes, sons nasais e sobrearticulação, associadas. Participaram do estudo trinta e dois sujeitos do sexo feminino, com vozes normais a levemente alteradas, com média de idade de 28 anos. Foram realizadas análises perceptivo-auditiva, acústica, laringoestroboscópica e auto-perceptiva. Como resultados, verificou-se que houve diferença estatisticamente significativa pré e pós-aplicação de técnicas vocais na análise perceptivo-auditiva da vogal /ε/ nos parâmetros grau geral da qualidade vocal (p=0,006), rouquidão (p=0,028) e estabilidade (p=0,003); na fala espontânea no parâmetro articulação (p=0,020); na análise acústica nos parâmetros jitter em porcentagem (p=0,024), shimmer em porcentagem (p=0,021) e valor do harmônico superior (p=0,000) e no exame de laringoestroboscopia no aumento do número de sujeitos que passou a ter fechamento glótico completo (p=0,045), diminuição de sujeitos com fenda triangular médio posterior (p=0,006) e aumento do número de sujeitos com melhora da amplitude do movimento muco-ondulatória das pregas vocais (p=0,006). Dos relatos auto-perceptivos 30 sujeitos (93,7%) declararam sensações positivas em relação à voz ou à laringe. Como conclusão percebeu-se que a realização das técnicas vocais melhorou significativamente parâmetros da análise perceptivo-auditiva, acústica e laringológica com sensações auto-perceptivas positivas. Estas técnicas podem ser utilizadas na obtenção de melhora vocal imediata, em mulheres com vozes normais a levemente alteradas.

Trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil, para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, sob a orientação do Prof. Dr. Jair Mendes Marques e co-orientação da Profa. Dra. Kelly Cristina Alves Silvério.

  • Endereço para correspondência:

    Eliane Cristina Pereira.
    R. Domingos Molinari, 127, Centro
    Teixeira Soares (PR), Brasil. CEP: 84530-000.
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Set 2010
    • Data do Fascículo
      2010
    Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684 - 7º andar, 01420-001 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@sbfa.org.br