Acessibilidade / Reportar erro

Polarização e ideologia: explorando a natureza contextual do compromisso democrático

RESUMO

Introdução:

A polarização política é um tema crucial na Ciência Política contemporânea. A literatura sugere que o extremismo ideológico, prevalente em ambientes polarizados, propicia a erosão das normas democráticas pelas elites políticas. Esse fenômeno tem sido explorado predominantemente através do exame de casos singulares ou comparações limitadas entre poucos países, marcados por significativa polarização. O artigo investiga o papel dos “guardiões da democracia”, questionando se grupos ideológicos específicos mantêm seu compromisso com os princípios democráticos mesmo sob intensa polarização.

Materiais e métodos:

A análise inclui dados de opinião pública de 57 países abrangendo mais de 77.000 respondentes. Os dados são da última onda do World Values Survey (2017-2020). O estudo se debruça sobre a interação entre fatores contextuais e individuais, examinando como a polarização em nível nacional impacta pessoas com diferentes orientações ideológicas e como a ideologia dominante no governo influencia as respostas dos indivíduos à polarização política.

Resultados:

Há relação negativa entre polarização e legitimidade democrática, mas seu impacto depende da ideologia dos eleitores e de sua interação com a ideologia do partido governante.

Discussão:

Concluímos que a dinâmica entre fatores contextuais (polarização e ideologia do governo) e fatores individuais (ideologia do eleitor) gera cenários que estimulam perfis distintos de guardiões da democracia, mas, em nenhum deles, indivíduos de direita se apresentaram como tal.

Palavras-chave
ideologia; polarização política; apoio à; democracia; retrocesso democrático; modelos multivariados multiníveis

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com