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Twitter, o fim da política bipartidária e a ascensão do populismo. A campanha eleitoral espanhola em maio de 2015

RESUMO

Introdução:

O sistema político bipartidário aparentemente inabalável na Espanha começou a desmoronar após as eleições europeias de 2014, dando lugar a uma distribuição mais fragmentada de assentos. Esse efeito se consolidou nas eleições regionais de 2015 com a derrocada dos partidos tradicionais, PP e PSOE, e a ascensão de partidos populistas como o Podemos.

Materiais e Métodos:

Ao focar no discurso dos políticos espanhóis no Twitter, como uma das mais recentes ferramentas de comunicação política com as quais os políticos tiveram que aprender a lidar, este artigo oferece uma análise que triangula técnicas quantitativas e qualitativas.

Resultados:

Discutimos semelhanças e diferenças entre os partidos e os políticos para verificar se a comunicação 2.0 mudou e/ou melhorou o discurso político e levou à redistribuição de cadeiras parlamentares.

Discussão:

O artigo fomenta o interesse de pesquisas sobre o impacto das redes sociais e da implementação de diferentes estratégias de comunicação política a fim de se entender o colapso do bipartidarismo na Espanha.

Palavras-chave:
Twitter; bipartidarismo; comunicação política; campanha eleitoral; Espanha

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