Acessibilidade / Reportar erro

Violência sexual em mulheres na Amazônia Ocidental

RESUMO

OBJETIVO:

Caracterizar os casos de violência sexual sofridos por mulheres notificadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação no município de Rio Branco (AC) no período de 2011 a 2016.

MÉTODOS:

Estudo descritivo com base nas informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A população do estudo foi constituída por mulheres vítimas de violência sexual notificadas no município de Rio Branco (AC), de 2011 a 2016.

RESULTADOS:

Os resultados da investigação apresentam maior número de notificação durante o ano de 2012, se destacando entre as vítimas aquelas com idade entre 10 e 14 anos, solteiras, pardas e com 5 a 8 anos de formação educacional. O local de ocorrência mais notificado foi a residência, predominando agressor único, do sexo masculino e não alcoolizado.

DISCUSSÃO:

O grande número de notificações de gestantes na faixa etária de 10 a 14 anos corresponde à notificação compulsória do estupro de vulnerável, identificado no momento de realização do pré-natal ou parto.

CONCLUSÃO:

Confirmou-se a suscetibilidade à violência sexual de mulheres jovens de Rio Branco, levantando a problemática do casamento infantil e da gravidez na adolescência.

DESCRITORES:
Maus-Tratos Infantis; Estupro; Gravidez na Adolescência; Violência contra a Mulher

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br