Acessibilidade / Reportar erro

Guia curricular de saúde para o ensino de 1.º grau

Curricular guide of health for the first grade school

Resumos

Apresenta-se o "Guia Curricular de Saúde para o Ensino do 1.° Grau" aprovado oficialmente pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para ser utilizado nas Escolas de 1.° grau. Após salientar os pontos fundamentais que foram levados em conta na sua elaboração - capacidade de aprendizado do escolar; situação do ensino formalizado de Saúde dentro do conjunto que se relaciona com a Saúde do Escolar; visão bio-psico-social de Saúde - foram destacados os objetivos gerais do guia e englobados o conteúdo de ensino em quatro temas básicos: Crescimento e Desenvolvimento; Nutrição; Higiene Física, Mental e Social; Agravos à Saúde. O conteúdo de cada tema básico é, depois, distribuido por série escolar e, finalmente, detalhados os objetivos específicos para cada série.

Educação; Saúde Escolar; Currículo escolar; Educação para Saúde


There were presented the "Curricular Guide of Health for the First Grade School" which were oficially approved by Educational Department of S. Paulo State, Brazil, and which is to used for the First Grade School. There were emphasized the fundamental points which were used in the elaboration of the guide such as - the capacity of learning of the scholar; the situation of Education in Health in the context related to the Scholar Health; the bio-psycho-social view of Health - there were pointed out the general objectives which cover the education contents in four bascial items: Knowledge and development; Nutrition; Physical, Mental and Social Hygiene; Health damage. The content of each basical item is distributed for each year of the first grade school in order to cover specific objectives for each year.

Education; School Health; Scholar curriculum; Health education


ATUALIZAÇÕES / CURRENT COMMENTS

Guia curricular de saúde para o ensino de 1.° grau

Curricular guide of health for the First Grade School

Hebe da Silva CoelhoI; José Augusto N. ConceiçãoI; João YunesII

IDo Grupo de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da USP – Av. Dr. Arnaldo, 455 – São Paulo, SP – Brasil

IIDo Grupo de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da USP e do Centro de Estudos de Dinâmica Populacional (CEDIP) do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo, SP – Brasil

RESUMO

Apresenta-se o "Guia Curricular de Saúde para o Ensino do 1.° Grau" aprovado oficialmente pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para ser utilizado nas Escolas de 1.° grau. Após salientar os pontos fundamentais que foram levados em conta na sua elaboração – capacidade de aprendizado do escolar; situação do ensino formalizado de Saúde dentro do conjunto que se relaciona com a Saúde do Escolar; visão bio-psico-social de Saúde – foram destacados os objetivos gerais do guia e englobados o conteúdo de ensino em quatro temas básicos: Crescimento e Desenvolvimento; Nutrição; Higiene Física, Mental e Social; Agravos à Saúde. O conteúdo de cada tema básico é, depois, distribuido por série escolar e, finalmente, detalhados os objetivos específicos para cada série.

Unitermos: Educação*; Saúde Escolar*; Currículo escolar*; Educação para Saúde.

SUMMARY

There were presented the "Curricular Guide of Health for the First Grade School" which were oficially approved by Educational Department of S. Paulo State, Brazil, and which is to used for the First Grade School. There were emphasized the fundamental points which were used in the elaboration of the guide such as – the capacity of learning of the scholar; the situation of Education in Health in the context related to the Scholar Health; the bio-psycho-social view of Health – there were pointed out the general objectives which cover the education contents in four bascial items: Knowledge and development; Nutrition; Physical, Mental and Social Hygiene; Health damage. The content of each basical item is distributed for each year of the first grade school in order to cover specific objectives for each year.

Uniterm: Education*; School Health*; Scholar curriculum*; Health education *.

1. INTRODUÇÃO

O guia curricular de Saúde para o Ensino do 1.° grau tem por finalidade establecer o que o escolar deve saber com relação à Saúde. Foi elaborado para a Coordenadoria do Ensino Básico e Normal, da Divisão de Assistência Pedagógica, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cumprindo o projeto n.° 23 do Plano Nacional de Educação. Este guia foi aprovado oficialmente para ser utilizado nas Escolas de 1.° grau do Estado de São Paulo.

A divulgação que ora se faz tem por objetivo dar conhecimento aos profissionais da Saúde de sua existência pelo relacionamento indispensável entre os setores Saúde e Educação.

2. GUIA CURRICULAR DE SAÚDE PARA O ENSINO DE 1.o GRAU

A criança é um ser em crescimento e desenvolvimento na qual se identificam um aspecto biológico (orgânico e funcional), um aspecto cognitivo, outro afetivo e outro psicomotor. Estes aspectos não só não são estanques mas se inter-relacionam e inter-dependem estreitamente.

Na determinação das características de cada um destes aspectos e, conseqüentemente, das características da criança como um todo indivisível, encontram-se dois fatores básicos e determinantes: a herança e o ambiente. Da interação destes dois elementos durante a vida – um intrínseco e outro extrínseco à criança – resulta como produto um ser biológico, psíquico e social que desejamos seja um adulto sadio e útil à sociedade dentro do máximo que lhe permitam suas potencialidades.

Na organização do currículo de ensino de Saúde para o 1.° grau estribamo-nos em alguns pontos que julgamos fundamentais:

a) partimos de informações elementares para o conhecimento de mecanismos complexos, seguindo sempre a orientação de fornecer conhecimentos dentro da crescente capacidade de aprender do escolar. Assim, o próximo à criança antecedeu o distante, o concreto precedeu o abstrato, as atividades se antepuseram ao ensino sistematizado.

Desta forma, conhecimentos relacionados com higiene pessoal – aspecto físico (1.a, 2.a e 3.a series) – aparecem cronologicamente antes de noções de comportamento psico-social – aspectos mental e social.

Nesta ordem de idéias, deve-se notar que conhecimentos relacionados diretamente com o próprio escolar (uso correto da água para beber – 1.a série) precederam os relacionados com a família (tratamento doméstico da água – 3.a série) e estes se colocaram antes dos que dizem respeito à comunidade (serviços de abastecimento de água – 7.a série).

b) De maneira ampla, a saúde do escolar deve ser preocupação de um conjunto adequado de instituições – família, escola, serviço de saúde escolar, serviços médicos e outros recursos da comunidade, cujo objetivo final é fazer com que a criança conheça, compreenda e adquira comportamentos adequados à promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Desta forma, o currículo de ensino de Saúde para o 1.° grau deve ser entendido como um componente deste conjunto e jamais confundido com o seu todo.

c) Na feitura deste guia curricular procuramos apresentar a Saúde dentro de uma visão global bio-psico-social, não fazendo dicotomias desnecessárias e enfatizando as influências favoráveis e desfavoráveis dos diversos fatores sócio-econômico-culturais na saúde.

No afã de não perder esta abordagem, foram incluídos no" currículo de Saúde aspectos geralmente tratados em Estudos Sociais, tais como: noções de horticultura, criação de animais de pequeno porte, fontes de água. Isto foi feito em virtude da importância fundamental que têm na educação para a saúde.

d) Dentro das necessidades do próprio escolar e de acordo com a situação de saúde da população brasileira, procuramos concentrar os conhecimentos a serem adquiridos pelos escolares no ensino de 1.° grau em quatro temas básicos:

Crescimento e desenvolvimento

Dentro deste tema o escolar deverá adquirir conhecimentos a respeito da origem, do crescimento e desenvolvimento do ser humano e dos fatores que neles podem influir favorável e desfavoravelmente.

Nutrição

Em virtude da influência da nutrição no crescimento e desenvolvimento do ser humano e da importância dos conhecimentos a respeito da satisfação das necessidades nutritivas, este aspecto foi considerado isoladamente.

Higiene Física, Mental e Social

Aqui foram incluídos aspectos relacionados com higiene pessoal, saneamento do meio, lazer e trabalho e suas influências positivas e negativas na saúde, no comportamento social e prevenção de doenças.

Agravos à saúde

Incluem conhecimentos de diferentes tipos de agravos à saúde, sempre com a finalidade de conhecer medidas práticas e normas efetivas de prevenção de doenças que contribuirão para manutenção e promoção da saúde.

2.1. Objetivos gerais

O educando deverá ser capaz de:

a) compreender o crescimento e desenvolvimento do homem e conhecer as influências dos fatores hereditários e ambientais que neles influem;

b) conhecer e compreender os diversos fatores ambientais que favorecem a promoção da saúde;

c) conhecer e compreender os mecanismos de proteção e prevenção aos agravos ambientais à saúde;

d) conhecer e utilizar os recursos da comunidade que favorecem a promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde;

e) conhecer, compreender e agir com responsabilidade em relação à sua saúde, à da sua família e à da comunidade.

2.2. Temas básicos: conteúdos

Na elaboração do conteúdo dentro de cada tema foram discriminados aspectos relativos ao próprio escolar, ao ambiente, à família e à comunidade.

2.2.1. Crescimento e desenvolvimento

A – Crescimento e desenvolvimento e o escolar

– Identificação de masculino e feminino

– Reprodução vegetal e animal

– Gestação e parto

– Etapas do crescimento e desenvolvimento: recém-nascido, lactente, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto

– Maturação sexual

B – Crescimento e desenvolvimento e o ambiente-família e comunidade

– Influências do fator físico

– Influências do fator econômico

– Influências do fator psico-social

– Influências do fator cultural

– Agravos ao crescimento e desenvolvimento

– Promoção e proteção ao crescimento e desenvolvimento

– Responsabilidade pelo crescimento e desenvolvimento

– Controle e necessidade de utilização dos recursos da comunidade

– Formação e constituição da família

2.2.2. Nutrição

A – Nutrição e o escolar

– Finalidade da alimentação

– Função energética, plástica e reguladora

– Tipos de nutrientes

– Importâncias da boa alimentação (qualitativa e quantitativa)

– Diferenças na alimentação de acordo com grupos etários

– Influência da nutrição no crescimento e desenvolvimento

– Conseqüências da má nutrição

B – Nutrição, o ambiente, família e comunidade

– Fontes de alimentos

– Produção de alimentos

– Fatores naturais que influem na produção e preservação dos alimentos

– Transporte, armazenagem e comercialização dos alimentos

– Recursos da comunidade para aquisição de alimentos

– Influência do fator econômico na aquisição dos alimentos

– Economia doméstica

– Alimentação da família

– Alimentação na escola

– Recursos humanos relativos à alimentação

2.2.3. Higiene física, mental e social

A – Higiene física, mental e social e o escolar

– Higiene pessoal, física, mental e social

B – Higiene física, mental e social, o ambiente, família e comunidade

– Condições adequadas de saneamento

– Agravos à saúde por deficiências das condições físicas e ambientais

– Condições adequadas de ambiente psico-social

– Relacionamento social: respeito pela saúde de terceiros

– Utilização dos recursos da comunidade relativos à higiene física, mental e social

– Finalidade da higiene física, mental e social

2.2.4. Agravos à saúde

A – Agravos à saúde e o escolar

– Agravos à saúde por agentes físicos

– Agravos à saúde por agentes químicos

– Agravos à saúde por agentes biológicos

– Agravos à saúde por acidentes

B – Agravos à saúde, o ambiente, a família e comunidade

– Fontes de infecção

– Condições ambientais favorecedoras dos agravos à saúde

– Utilização dos recursos da comunidade

– Responsabilidade com relação ao tratamento, transmissão e prevenção de doenças

– Medidas de segurança e prevenção de acidentes

– Recursos humanos relativos à saúde

Recebido para publicação em 17-12-1973

Aprovado para publicação em 21-1-1974

Quadro 1


Quadro 2


Quadro 3


Quadro 4


Quadro 5


Quadro 6


Quadro 7


Quadro 8


Quadro 9


Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 1974

Histórico

  • Aceito
    21 Jan 1974
  • Recebido
    17 Dez 1973
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br