Open-access Saúde mental na atenção básica: uma avaliação por meio da Teoria da Resposta ao Item

RESUMO

OBJETIVO  Determinar os itens do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que melhor avaliam a capacidade de oferta de cuidados em saúde mental.

MÉTODOS  Estudo transversal efetuado por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, utilizando dados secundários do segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, tendo sido avaliadas 30.523 equipes de atenção básica no período de 2013 a 2014. A consistência interna, a correlação entre os itens e dos itens com o escore total foram testadas usando os coeficientes alfa de Cronbach, correlação de Spearman e ponto bisserial, respectivamente. Foram testados os pressupostos de unidimensionalidade e independência local dos itens. Utilizaram-se como uma das formas de apresentação dos resultados as nuvens de palavras.

RESULTADOS  Programar a agenda de acordo com a estratificação de risco, manter registro dos casos mais graves de usuários em sofrimento psíquico e ofertar algum atendimento em grupo foram os itens com maior capacidade de discriminação. Ofertar alguma modalidade de atendimento em grupo e ofertar ações educativas e de promoção de saúde mental foram os itens que requereram maior nível de oferta de cuidados em saúde mental no parâmetro de locação. O coeficiente alfa de Cronbach total foi 0,87. Realizar o registro dos casos mais graves de usuários em sofrimento psíquico e programar a agenda de acordo com a estratificação de risco foram os itens que obtiveram maior correlação com o escore total. Os escores finais obtidos oscilaram entre -2,07 (mínimo) e 1,95 (máximo).

CONCLUSÕES  São aspectos relevantes na discriminação da capacidade de ofertar cuidados em saúde mental pelas equipes de atenção básica: a estratificação do risco para gestão do cuidado, o acompanhamento dos casos mais graves, o atendimento em grupo e as ações preventivas e de promoção da saúde.

Serviços de Saúde Mental, organização & administração; Atenção Primária à Saúde; Pacientes, classificação; Pesquisa sobre Serviços de Saúde

location_on
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro